Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aposta na Eficiência Energética com o apoio da ADENE
.
Será desenvolvido um plano que permita melhorar o desempenho energético, ambiental e, assim, reduzir a pegada ecológica da instituição.
.
A ADENE – Agência para a Energia estabeleceu um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), tendo em vista o desenvolvimento de um plano que permita melhorar o desempenho energético, ambiental e, assim, reduzir a pegada ecológica da instituição. A SCML assume, desta forma, a ambição de liderar as práticas de sustentabilidade no setor social.
.
O protocolo, com um prazo de vigência de dois anos, vai permitir que, até ao final de 2013, sejam analisadas as condições de utilização de energia no conjunto de 170 edifícios da SCML, tendo como finalidade a definição de um Plano de Ação para a Eficiência Energética. A ADENE apoiará tecnicamente a SCML neste processo, assim como na preparação dos procedimentos contratuais para a certificação energética de alguns dos seus edifícios de maior dimensão e impacto ambiental.
.
Com a sustentabilidade a ser uma aposta prioritária do atual Provedor e da administração da Santa Casa, prevê-se que o primeiro Relatório de Sustentabilidade da instituição chegue em 2014, estabelecendo objetivos concretos para a redução de CO2. A ADENE, também, apoiará a SCML na elaboração deste Relatório.
.
Através do seu projeto de sustentabilidade – além dos benefícios ambientais, económicos e sociais a médio e longo prazo – a SCML pretende promover a mudança de comportamentos, produzindo referenciais e boas práticas na área da sustentabilidade aplicada a instituições do setor social. Deste modo, a SCML irá associar-se ao Barómetro de Eficiência Energética da Administração Publica coordenado pela ADENE.
.