A caracterização de desempenho energético de janelas através do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP), passa agora a ser possível, graças a um acordo formalizado entre a ADENE – Agência para a Energia e a ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes.
A etiquetagem destes produtos e, especificamente, de janelas, vem assim permitir ao consumidor final escolher, de acordo com o desempenho energético, os produtos que, para além de aspetos ligados ao conforto nas habitações, permitem reduzir os consumos energéticos e custos associados à climatização.
.
No contexto do sector das janelas, a possibilidade de etiquetagem energética dos produtos, vem permitir aos fabricantes incorporar valor acrescentado e uma distinção positiva do desempenho da sua oferta, bem como facilitar a comunicação com o consumidor final, potenciando, por exemplo, a taxa de substituição das janelas. O desenvolvimento da metodologia de avaliação do desempenho energético das janelas, encontra-se a cargo do ITeCons da Universidade de Coimbra.
.
O SEEP é um sistema de voluntário de marcação ou etiquetagem que permite ao utilizador final comparar produtos de acordo com o desempenho energético e reflexo no consumo de energia dos edifícios.
.
Adicionalmente, este sistema tem como objetivo a criação de uma estratégia de marketing comum que permita que os setores aderentes ao sistema possam usufruir de uma verba para campanhas de comunicação e, assim, viabilizar a sua promoção de um modo sustentável.
.
O SEEP tem, ainda, como finalidade dotar de “inteligência” os produtos visados pelo sistema, através da incorporação de diversos mecanismos de inovação que, complementados com a interação com outros sistemas (como o de certificação energética de edifícios), permitem aos fabricantes gerir a distribuição geográfica dos seus produtos e aos consumidores recolher, em formato digital, informação diversa e/ou de natureza técnica dos produtos que dispõem em casa.
.
O desenvolvimento deste conceito e sua implementação por parte da ADENE representa mais um contributo no sentido de promover produtos eficientes e nesse sentido contribuir para uma redução de consumos de energia.