Na categoria “Gestão – Eficiência e Recursos” dos Green Project Awards (GPA) Portugal, a ADENE- Agência para a Energia distinguiu como vencedor o projeto “TERESA- Turbina de Energia Renovável Em Sistema de Abastecimento”, sendo que a sua utilização nos sistemas de água pode permitir a produção de energia para autoconsumo das próprias instalações.
.
A instalação conta hoje com 85kW de potência instalada, prevendo-se a produção anual de 530.000 kWh. O aproveitamento deste potencial e a otimização do processo de abastecimento de água permitem, hoje, produzir energia suficiente para fornecer uma aldeia com cerca de 150 habitações médias.
O galardão foi entregue por Artur Trindade, Secretário de Estado da Energia e por Filipe Vasconcelos, diretor-geral da Agência para a Energia, numa cerimónia que decorreu Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.
.
Esta categoria – à qual puderam concorrer produtos, sistemas, processos e projetos com impacto ao nível ambiental, social e económico – foi desenvolvida em parceria com a ADENE que, pelo seu vasto conhecimento na área da eficiência energética e sustentabilidade, para além do apoio ao evento fez também parte do quadro do júri nesta quinta edição dos GPA.
.
“Hoje, mais do que nunca, é necessário apostar e incentivar as boas práticas, sendo este um dos objetivos da ADENE; assim ao sermos parceiros do Green Project Awards Portugal, cumprimos essa finalidade” de acordo com Filipe Vasconcelos, diretor-geral da ADENE. “O facto de, cada ano surgirem novas categorias, e projetos em áreas mais diversificadas, comprova que de facto, a eficiência energética assume um papel fundamental para tornar o mundo melhor e mais sustentável”, acrescenta o responsável.